domingo, 22 de novembro de 2009

A incessante busca por um buscador mais completo

Os sites de busca são fundamentais hoje para todos os usuários da internet, especialmente para os jornalistas. Embora o Google domine e seja o preferido. Alguns sites permitem um busca mais completa de imagens, blogs e outras informações, de forma especializada, facilitando muito o trabalho e economizando tempo, que para nós é um grande diferencial. Sendo assim, fazer um comparativo e descobrir qual site é mais interessante para a busca que a gente quer realizar pode ser uma mão na roda na hora de fechamento da edição, por exemplo.

Ao pesquisar sobre a crise da imprensa, o Google encontrou 226 mil páginas. Nas cinco primeiras colocações, sites de notícias e um blog. No Yahoo, o total encontrado cai bastante, foram 1940 páginas localizadas. Na primeira colocação está um blog, o que não ocorre com o Google. Outro destaque é o artigo do professor Carlos Castilhos (legal!).

Já o Deepdyve parece uma ferramenta bem interessante. A concepção de oferecer artigos e informação mais especializada é ótima, porém o site exige que o usuário se cadastre, é preciso logar para pesquisar e pagar para ler os artigos. Além disso, a pesquisa em português não encontrou resultados, pois o site é todo em inglês ao que parece. No Radar Uol, encontramos 977 páginas, mas as cinco primeiras são idênticas ao Google, portanto, devem utilizar a mesma base de dados.

O problema da língua se repete com o Clusty, ao procurar sobre a crise na imprensa, nada é encontrado, porém o localizador pergunta se a busca não seria pelo Cruise. Talvez querendo referir-se ao Tom Cruise. Mesmo que eu tenha sido fã dele na adolescência, não, não era esse o tema da pesquisa. No Bing, 286 resultados. A busca trouxe mais artigos entre os primeiros da lista, o que era o foco da procura. No Ask, 1.150 resultados. Nos cinco primeiros, duas páginas não tinham relação com a busca. No Dogpile, entre os cinco primeiros, dois ainda não haviam aparecido nas outras buscas.

É possível perceber facilmente que as buscas se assemelham muito nos diferentes buscadores, mas o interessante é tentar conhecer cada um deles para tirar o que eles têm de melhor.

Um comentário:

  1. Oi,
    A observação que gostaria de fazer é sobre o visual do texto. O conteudo das informações está perfeito, mas você tem uma tendência a produzir parágrafos longos, que transmitem ao leitor a impressão de densidade e peso. Usando mais espaçamento e subdividindo os parágrafos, o visual fica mais leve. Lembre-se que hoje na web, dada a facilidade de ilustrações, o visual passou a ter um peso muito maior do que na mídia impressa convencional. Aliás você não usou nenhum tipo de ilustração, o que contribuiu para aumentar a sensação de texto série e denso. A leveza na internet não é sinonimo de superficialidade. Você não precisa mexer no teu texto, que está ótimo. Só preocupar-se u m pouco mais com o visual.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir