domingo, 22 de novembro de 2009

RSS ou Reader

Logo que os sites começaram a contar com aquele tetraedro alaranjado com a sigla RSS, tive a intuição de clicar para ver para que serviam, afinal, aquelas letrinhas. Pois graças apenas a minha curiosidade, passei a acompanhar por meio do RSS no meu navegador Firefox as últimas notícias publicadas em diversos sites jornalísticos e alguns blogs. Facilita bastante, claro. Não há como negar, devido às atualizações instantâneas, os leitores de RSS são práticos. As manchetes ficam disponíveis na barra do navegador. Os feeds fazem o trabalho automaticamente e permitem o monitoramento dos sites. A proposta das notícias virem até você é muito útil, principalmente para o trabalho do jornalista.

Desculpe confessar, mas honestamente, acabo de conhecer o Reader. Avaliando as minhas necessidades pessoais, o aspecto mais fantástico é ter todas as URLs mais usadas cadastradas e acessíveis em qualquer computador. Isso é muito prático. Independentemente, se estou no trabalho ou em casa. Como se você mantivesse um escritório virtual com todas as preferências acessíveis em qualquer lugar do mundo. O Reader oferece ainda o lead e início da notícia, não apenas a manchete, o que muitas vezes já é suficiente, evitando a necessidade de carregar toda a página. Além disso, sinaliza as notícias que não foram lidas, o que ajuda muito na organização do trabalho do jornalista. O Reader permite ainda compartilhar informações.

Com todas essas vantagens, o Reader será adotado na minha rotina de trabalho, pois vai permitir a sincronia do meu notebook com o PC do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário